Ilustração de crianças em cadeiras de rodas na escola

Escola do Bem: conheça mais uma iniciativa do Lacre do Bem

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão de características físicas como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria.

Para ensinar a crianças e jovens a importância do respeito às pessoas com deficiência e, ainda, reforçar a importância da reciclagem e o cuidado com o meio ambiente, o Lacre do Bem criou a iniciativa Escola do Bem. Quer saber como funciona e deseja implementar o projeto no seu colégio? Então continue a leitura!

Foto de duas crianças sentadas à mesa, colorindo uma imagem

A importância da inclusão de pessoas com deficiência

Segundo dados do Censo 2010, 3,6 milhões de pessoas no Brasil tem dificuldades de locomoção e, desse total, mais de 730 mil sequer conseguem caminhar ou subir escadas. Esse já era um número alto quando a pesquisa foi realizada, então imagine só depois de quase 10 anos.

As políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência ainda não são suficientes para atendê-los. Basta ver a dificuldade que cadeirantes enfrentam para realizar atividades simples, como andar de ônibus, circular pelas calçadas, entrar em um supermercado e, até mesmo, utilizar banheiros públicos.

Conheça o Escola do Bem

Visando alertar crianças e jovens para a realidade que envolve a vida das pessoas com deficiência e incentivá-los a lutar pela inclusão social, o Lacre do Bem convida escolas de todo o Brasil a se tornarem Escolas do Bem, unindo-se ao projeto para arrecadar mais lacres de latinha, comprar novas cadeiras de rodas e tentar levar mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência e de baixa mobilidade em todo o Brasil.

Com o projeto, toda a comunidade escolar passa a conversar e conhecer mais sobre a importância do olhar cuidadoso para o próximo e para o meio ambiente. Alguns dos ganhos obtidos são:

  • o despertar para a importância de atitudes gentis para uma boa convivência;
  • a adoção de gestos de gentileza, solidariedade e de cuidado nas relações interpessoais;
  • vivência da solidariedade a partir de atitudes concretas que colaborem para minimizar o sofrimento ou dificuldades do próximo;
  • foco para a importância da reciclagem e reutilização de materiais contribuindo para um mundo sustentável.

Como implementar o Escola do Bem

Para começar o projeto na sua escola, é preciso seguir um passo a passo que inclui atividades para os professores até a comunidade no entorno da instituição de ensino. Veja o que você deve fazer:

1. Assinar do termo de adesão e parceria da campanha Lacre do Bem pela responsável pela escola

2. Divulgar para o corpo administrativo os vídeos encontrados no site da campanha, bem como todos os materiais educativos sobre como funciona o Lacre do Bem

3. Desenvolver atividades e ações para a implantação da campanha Lacre do Bem na escola

O uso da marca oficial da campanha é liberado apenas para instituições parceiras, já que temos direitos autorais sobre a nossa marca Lacre do Bem. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo para se tornar uma Escola do Bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *